Prefeitura de União sempre na mira do Ministério Público
O Ministério Público apontou desvio de finalidade em Edital de Concurso fotográfico da prefeitura do município de União-PI
DA RECOMENDAÇÃO
O Ministério Público do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de União, expediu recomendação ao prefeito Gustavo Medeiros (PP), e ao secretário Municipal de Cultura de União e Turismo, Lucas Sousa, com o objetivo de prevenir a utilização de recursos público para fins pessoais de gestores. A citada recomendação foi assinada pelo Promotor de Justiça Rafael Maia Nogueira,
DA APURAÇÃO
A atuação ministerial decorre da apuração realizada no âmbito da Notícia de Fato nº 0007-143/2025, instaurada a partir de representação que apontou possíveis irregularidades no Edital nº 02/2025 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, referente ao 1º Concurso de Fotografia “Caminhos &. Encantos de União”.
DO ANÁLISE
Durante a análise do Edital, o Ministério Público identificou dispositivos que indicariam desvio de finalidade do certame, especialmente a previsão de categorias e critérios voltados à divulgação de obras da atual gestão municipal, bem como a exigência de uso de logomarca institucional nas fotografias participantes e adoção de critérios de julgamento baseados em encajamento popular nas redes sociais.
VIOLAÇÃO DE PRINCÍPIOS
Segundo o Ministério Público, tais práticas podem violar os princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade administrativa, prevista no art. 37 da Constituição Federal, uma vez que a publicidade institucional deve ter caráter estritamente educativo, informativo ou de orientação social, sendo vedado a promoção pessoal de agentes públicos.
DA SUSPENSÃO
Na recomendação, o MP-PI orienta a suspensão imediata do concurso, a exclusão de categorias e temas relacionados à exaltação de obras da gestão municipal, a retirada da obrigatoriedade de inserção de logomarcas oficiais nas fotografias, e formulação nos critérios de julgamento para avaliação exclusivamente técnica e artística, além da publicação de novo cronograma após adequação do Edital.
DO PRAZO
O prefeito e o secretário devem informar ao Ministério Público, no prazo de 10 dias uteis, se irão acatar ou não, se as medidas recomendadas, sob pena de adoção des providencias judiciais cabíveis.
Dê sua opinião: