Prefeitura de União mantém Portal da Transparência desatualizado
Desde 2009, a lei Complementar número 131, impõe a todos poder que divulguem em tempo real, informações de receita e despesa, inclusive nomes de fornecedores. Essa obrigação recai sobre a União, Estados, Distrito Federal e municípios.
DAS RECLAMAÇÕES
Aqui neste blog (Falando Francamente) já recebi inúmeras reclamações acerca do Portal da Transparência da Prefeitura de União, que se encontra totalmente desatualizado, fato que se registra, desde o inicio da atual gestão de Gustavo Medeiros (DEM).
DA TRANSPARÊNCIA
O Portal da Transparência é um instrumento de extrema importância para a sociedade, pois a partir dele os cidadãos podem acompanhar as ações do Poder Executivo, de maneira a fiscalizar as suas ações, inclusive na aplicação de recursos públicos. Infelizmente, o que se constata é que muitos gestores públicos possuem um grande receio em ser transparentes.
GESTÃO 2016
No ano de 2016, na segunda gestão de Gustavo Medeiros, o Ministério Público Federal, ajuizou uma Ação Civil Pública contra o município de União em razão do descumprimento reiterado da Lei da Transparência (Lei nº 131/2009) e da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2001), na medida em que o Portal da Transparência da municipalidade, não disponibilizava aos cidadãos em tempo real, as informações que as citadas leis exigem como necessárias e imprescindíveis.
NO ANO DE 2017
Na gestão do ex-prefeito Paulo Henrique, no ano de 2017, o Portal da Transparência do Executivo de União, foi devidamente corrigido, de maneira a fornecer aos cidadãos as informações em tempo real, conforme determinações das leis comentadas acima. Por conta disso, o Ministério Público Federal requereu o arquivamento do processo acima mencionado, que surgiu por conta de Gustavo Medeiros, relativo sua gestão em 2016.
SEGUIMOS NO ESCURO
O fato unionenses é que já estamos no segundo mês de gestão do atual prefeito Gustavo Medeiros (DEM) e o Portal da Transparência da Prefeitura de União, nem se quer existe, o que contraria frontalmente a Constituição Federal e é um desrespeito para com o cidadão unionense.
Dê sua opinião: